A Acupuntura pode ajudar o meu animal?

A Acupuntura pode ajudar o meu animal?

A Acupuntura veterinária é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que age no organismo como um todo, equilibrando e nutrindo; ajuda a prevenir, restaurar e manter a saúde.

Por fazer parte de uma medicina completa, é desafiador listar os benefícios da acupuntura. Por isso foi feita uma divisão prática para que possamos contemplar de forma mais ampla e facilitar o entendimento do quanto a Medicina Chinesa pode ajudar os animais e suas famílias.

DOR

Sua principal indicação é para analgesia, por agir em diversas vias e mecanismos de ação, é eficiente tanto para dor aguda, quanto para dor crônica em que os animais acabam se submetendo a terapias medicamentosas por longo período, resultando em problemas em órgãos como rim e fígado. A dor neuropática é de difícil tratamento e as diversas formas de estimular os pontos auxiliam muito no conforto dos pacientes. Além disso, utiliza-se para o controle de dor musculoesquelética, visceral e em pré e pós-operatório.

REABILITAÇÃO MOTORA

Um animal pode desenvolver um problema motor por diversas causas, sejam neurológicas (lesão medular, cinomose, lesão de nervo periférico, AVE, etc.), musculoesqueléticas (lesão em tendões e ligamentos, etc.) ou dor (osteoartrose, hérnia de disco, etc.). A acupuntura estimula as vias nervosas, melhorando déficits tanto motores quanto sensitivos, promove neuroplasticidade (reparação tecidual no sistema nervoso), analgesia e ainda atua em síndrome miofascial e contraturas. Por isso conseguimos bons resultados na recuperação de animais paraplégicos, tetraplégicos, com dificuldade de andar (mancando), de se levantar, com retenção ou incontinência urinária, dor, dentre outros.

IMUNOMODULAÇÃO

A Medicina Chinesa promove sempre o equilíbrio, por isso no sistema imune, ela age fazendo a modulação. Se a doença é decorrente de queda da imunidade como em doenças infecciosas e neoplasias, a acupuntura age aumentando a imunidade do animal. Em doenças autoimunes ou imunomediadas como lupus, síndrome do intestino irritável, dermatite atópica, ocorrerá uma modulação dessa reação imune exagerada. Em lesões teciduais crônicas, por exemplo, em que há poucas células inflamatórias, a acupuntura aumenta a irrigação sanguínea no local, trazendo células e fatores de crescimento, auxiliando na reparação.

ANEMIA

A acupuntura estimula a produção de células sanguíneas de vários tipos, incluindo as hemácias. Independente de qual seja a enfermidade causadora dessa anemia, conseguimos atuar no sentido de induzir a produção dessas células além de agir na doença em si como as infecciosas, neoplásicas, insuficiência renal, etc.

CONTROLE DE SINTOMAS

A acupuntura é uma terapia eficiente para tratar os mais variados sintomas: dor, náuseas, vômito, falta de apetite, dispneia, tosse, ansiedade, prurido, fadiga, insônia, etc. Esse é um dos motivos que faz a acupuntura ser tão eficiente para promover qualidade de vida ao animal.

CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

Com a acupuntura e outras técnicas como moxabustão, conseguimos resultados impressionantes para cicatrização de feridas de diversas causas (escaras, ferida cirúrgica, queimadura, trauma, etc.).

PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS

Sabemos que é de extrema importância entender a causa de problemas comportamentais e que o seu tratamento é multimodal. A acupuntura pode ajudar, independente da causa, seja equilibrando o animal para o controle de emoções, seja para tratar a dor ou promover bem estar e cuidado energético.

ENFERMIDADES

A MTC é uma medicina completa, por isso sempre podemos ajudar o animal de alguma forma, independente da enfermidade, seja para restabelecer a saúde, seja para o bem estar, seja para dar um suporte, energia e força para o animal passar pelo tratamento convencional. Conseguimos ajudar animais com insuficiência renal, cardiopatia, hepatopatia, neoplasia, alterações gastrointestinais, neurológicas, ortopédicas, urinárias, endócrinas, respiratórias, infecciosas, dentre outras.

EQUILÍBRIO/HOMEOSTASIA

A MTC equilibra e nutre a energia que circula no corpo (homeostasia), ajudando o organismo a se curar. Quando o corpo está em desequilíbrio, existem locais no corpo que estão com deficiências ou excessos. De acordo com o padrão de desarmonia, agimos de forma a mover essa energia para que ela flua de forma equilibrada e atuamos também na causa base, buscando nutrir onde há deficiência de energia.

AÇÃO HOLÍSTICA

Como toda Medicina Tradicional, a acupuntura considera o ser como corpo, mente e espírito, cuidando não só do físico, mas também das dimensões psíquicas e espirituais. Lembrando o conceito de saúde da OMS: “saúde é um estado dinâmico de completo bem estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.” Podemos entender que não tratamos a doença, não nos limitamos a tratar um órgão ou um sistema de forma limitada, mas o indivíduo em sua dimensão total, considerando o ser como corpo-mente-espírito e sua relação com a natureza e tudo o que existe.

Marianne Camargos é médica veterinária especializada em Medicina Chinesa (acupuntura chinesa e japonesa, fitoterapia, implantes de ouro e categut, eletroacupuntura, moxa, Gua-Sha, Tui-Na) e terapias ortobiológicas; praticando Medicina Integrativa, Funcional e Cuidados Paliativos. Ministra palestras nacionais e internacionais em cursos livres, Congresso, simpósio e pós-graduação. Membro da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet) .

     @marianne.camargos

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.