Teste alérgico: quando fazer e para qual finalidade?

Teste alérgico: quando fazer e para qual finalidade?

Os testes alérgicos estão ganhando espaço na conduta terapêutica dos cães com dermatite atópica pelos profissionais que trabalham com dermatologia. Vejam bem, testes alérgicos para conduta terapêutica. Há uma certa confusão sobre o tema, em que alguns acreditam que o teste alérgico serviria para diagnóstico de dermatite atópica. Isso não é verdade, pois o diagnóstico dessa enfermidade ainda é clínico. O motivo para se fazer um teste alérgico nos cães é para definir um protocolo e uma modalidade terapêutica, que é a imunoterapia alérgeno específica.

Ou seja, após o diagnóstico de dermatite atópica, sugere-se o teste alérgico, elucidam-se os alérgenos que geram as crises alérgicas, e monta-se um imunoterapia específica, para dessensibilizar o animal frente aos alérgeno elucidados.

Atualmente temos 3 tipos de testes alérgicos disponíveis. São eles: 1) Testes cutâneos, que podemos subdividir em 1.1) Teste percutâneo (PRICK TEST) e 1.2) Teste intradérmico e 2) Teste sorológico.

Cada um deles tem uma aplicabilidade frente à doença, e podem ser decididos em conjunto com o tutor. Em linhas gerais, aconselha-se iniciar pelo teste cutâneo, pois apresenta uma maior especificidade, sendo assim, os alérgenos tidos como positivos, realmente são positivos.

Qual teste cutâneo escolher?

O PRICK TEST apresenta vantagens importantes como rapidez, facilidade e menos trauma para o paciente. O teste sorológico é oferecido por alguns laboratórios, e determina a quantidade de anticorpo IgE específico para os alérgenos testados. Apesar de serem bem práticos, realizados após coleta de sangue, e conseguir testar mais alérgenos, não é o teste indicado de inicio, já que a especificidade é menor que a dos testes cutâneos.

Em resumo, os testes alérgicos são o ponta pé inicial para se fazer a imunoterapia, e devem ser feitos e sugeridos, como modalidade de tratamento. No CentroVet dispomos de equipe e material adequados para fazermos esses testes. Agende uma consulta com o especialista em dermatologia veterinária, Dr. Guilherme De Caro Martins.

Telefones: (31) 2510-6797 | (31) 3324-3362 |
WhatsApp: (31) 7581-0062
Endereço: Rua Raul Mendes, 42 – Bairro Floresta – Belo Horizonte (MG)

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.