A Obesidade como causa de diabetes em gatos

A Obesidade como causa de diabetes em gatos

Existe uma forte correlação entre a obesidade e o desenvolvimento do diabetes em gatos.

Aproximadamente 80% dos gatos diabéticos têm o diabetes semelhante ao tipo 2 em seres humanos, no qual há uma deficiência da ação da insulina nos tecidos alvo, que são fígado, tecido adiposo e muscular. Essa condição é conhecida como resistência insulínica.

O principal fator que contribui pra causar essa resistência à ação da insulina é a obesidade. Foi demonstrado que gatos obesos tem 3,9 vezes mais chances de desenvolverem diabetes do que um gato magro ou com condição corporal normal.

Um outro estudo demonstrou que a cada um quilo de peso que o gato ganhar ele perde 30% na eficácia da ação da insulina.

Uma boa notícia é que a resistência à ação da insulina, que se desenvolve ao longo do ganho de peso do gato, é reversível. Basta promover o emagrecimento desse animal.

Se você tem um gatinho obeso ou suspeita que ele esteja acima do peso, ainda há esperanças de que ele não se torne diabético. Basta fazer uma dieta adequada de restrição calórica para que ele emagreça e diminua suas chances de desenvolvimento do diabetes.

É importante ressaltar que nem todos os gatos obesos vão desenvolver diabetes. A obesidade aumenta a predisposição desse paciente ao desenvolvimento do diabetes. Mas para desenvolver o diabetes, além de ser obeso, ele tem que ter desenvolvido, ao longo da vida, ao longo do ganho de peso, uma disfunção das células beta, que são as células do pâncreas que produzem a insulina.

Não há uma maneira de investigar, no gato obeso, se ele tem ou não tem disfunção dessas células. Por isso, a melhor forma de prevenção para o desenvolvimento do diabetes é evitar a obesidade nos nossos gatinhos.

Se o seu bichano está obeso e ainda não tem sinais de diabetes, procure um veterinário especialista capaz de prescrever uma dieta de emagrecimento adequada e balanceada, pra que ele emagreça e diminua as chances de desenvolver essa doença.

Se o seu gatinho está bebendo muita água, fazendo muito xixi, com muito apetite e está com sobrepeso ou obeso, ou emagrecendo de forma rápida, procure um veterinário especialista o quanto antes, pois ele pode ter desenvolvido o diabetes.

Por Dra. Marina MadeiraEndocrinologista Veterinária

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.