A Fisiatria no tratamento de displasia coxofemoral em cães

A Fisiatria no tratamento de displasia coxofemoral em cães

A displasia coxofemoral em cães é uma doença da articulação do quadril que pode afetar muito a qualidade de vida dos animais. Essa patologia de caráter herdável e multifatorial pode se agravar com fatores ambientais e de manejo, como: nutrição inadequada, excesso de peso, sedentarismo, piso liso escorregadio, impacto ao subir e descer de sofá, cama, escadas, etc.

Dor, crepitação na região do quadril,  dificuldades de locomoção, andar com movimento lateralizado de quadril “rebolar”, andar cambaleante ou “de coelho”, dificuldades para se sentar e levantar, claudicação e sentar-se sobre os glúteos com as pernas esticadas são alguns sinais dessa doença.

O exame de escolha para diagnóstico da displasia coxofemoral em cães é o raio X de pelve. Esse pode evidenciar má formação da cabeça do fêmur ou do acetábulo, arrasamento do acetábulo, incongruência ou subluxação articular, espessamento do colo femoral e presença de osteófitos, entre outros.

A fisioterapia tem excelentes resultados no tratamento, tanto conservativo quanto pós cirúrgico, quando o procedimento é necessário. Isso porque o programa visa promover analgesia, efeito anti-inflamatório e reparador tecidual e assim possibilitar o desenvolvimento e fortalecimento da musculatura do cão para que, apesar da deficiência, consiga realizar suas atividades com o mínimo de impacto articular e com menos dores e limitações.

Dentre as terapias utilizadas estão a magnetoterapia, laserterapia, ultrassom terapêutico, fototerapia e a cinisioterapia de baixo impacto com atividades em solo e na água.

A fisioterapia para animais é indicada para problemas ortopédicos e neurológicos, além de obesidade e condicionamento físico. A proposta é, através de técnicas profissionais, oferecer uma melhor qualidade de vida ao seu animal.

A médica veterinária, Dra. Joana Nicoli, é pós-graduada em Fisioterapia e Ortopedia Veterinária, e possui curso de Ozonioterapia Veterinária. Atualmente comanda a Vetforma – Fisioterapia e Reabilitação Animal, onde realiza atendimento fisioterapêutico de pequenos animais, aqui no CentroVet, o centro de especialidades veterinárias com melhores profissionais, equipamentos e métodos para seu pet.

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.