Tratamento Fisioterápico para Pets

Tratamento Fisioterápico para Pets

De fato, a fisiatria está cada vez mais presente na vida dos animais. Como uma adaptação das técnicas utilizadas em humanos e sua evolução; o tratamento fisioterápico para pets vem se destacando através dos resultados favoráveis na reabilitação e prevenção de patologias.

As necessidades de tratamento podem surgir à partir de doenças herdáveis ou adquiridas; assim como problemas ortopédicos, neurológicos, endócrinos, traumas, idade avançada e obesidade, dentre outros.

Quando o tratamento se inicia precocemente ou como prevenção; a fisioterapia atua de forma conservadora e reduz a necessidade de intervenções cirúrgicas; além de promover a saúde de forma mais rápida, eficaz e duradoura.

Algumas modalidades de tratamento fisioterápico para pets:

  • Cinesioterapia, que inclui também a hidroterapia e atua por meio de movimentos
  • Eletroterapia (TENS/FES), analgésica e de tonificação dos músculos
  • Ultrassom e Iontoforese agindo como potencializadores da cicatrização e reparação tecidual e anti-inflamatórios, assim como relaxante muscular
  • Massoterapia, auxiliando na oxigenação, circulação sanguínea e drenagem linfática, também reduzindo dor e tensão
  • Fototerapia de média ou alta penetração e intensidade, que dependendo do comprimento de onda, da potência e frequência; irão agir no relaxamento e analgesia ou até com efeito de reparação tecidual otimizada; anti-inflamatório e de agregação de células de defesa, entre outros

Dessa forma, por meio de tecnologia e também de técnicas manuais; a fisioterapia promove a saúde o bem estar, e até a socialização de seu Pet; proporcionando qualidade de vida e melhora na performance, independentemente de sua idade ou condição física!

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.