Doença Renal Crônica nos Pets

Doença Renal Crônica nos Pets

Os rins são de extrema importância para o organismo de cães e gatos, pois filtram o sangue e participam da eliminação de substancias tóxicas através da urina.

Atualmente, com a maior expectativa de vida dos Pets, e por ser uma alteração mais comum em animais idosos; a Doença Renal Crônica vem sendo cada vez mais diagnosticada. É uma doença comum e precisa de atenção! 

Apesar de mais frequente em animais idosos; cães e gatos de qualquer idade podem ser acometidos. Não há diferença de incidência entre raças e gêneros. Além do envelhecimento natural, a Doença Renal Crônica pode ter diversas outras causas. É responsável por sérios danos à saúde, por isso a importância de sua prevenção e do seu diagnóstico precoce.

O diagnóstico é feito através do levantamento do histórico e dos sintomas apresentados pelo Pet, bem como pelo exame físico, exames de imagem e exames laboratoriais de sangue e urina.

É importante que os tutores estejam sempre atentos a possíveis sinais e sintomas da doença:

  • Aumento da ingestão de água
  • Aumento do volume de urina
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Hálito anormal
  • Apatia
  • Emagrecimento
  • Falta de apetite

A Doença Renal Crônica é uma enfermidade grave, que além de afetar os rins, pode causar alterações cardiovasculares, digestivas, hematopoiéticas, esqueléticas e neurológicas.

No caso de observar esses sinais no seu Pet ou mesmo receber a notícia de que ele tem alteração renal, procure um nefrologista veterinário, seja para diagnóstico ou tratamento da doença.

Sobretudo, para prevenção, é importante lembrar de dicas importantes como: manter a carteira de vacinação e vermifugação em dia, sempre fornecer água fresca e uma dieta de boa qualidade e bem balanceada, incentivar exercícios, fazer controle de pulgas e carrapatos e sempre realizar procedimentos anestésicos e cirúrgicos em locais de confiança.

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.