Doenças do disco intervertebral em cães

Doenças do disco intervertebral em cães

As doenças do disco intervertebral em caes são um conjunto de afecções frequente atendidas na rotina do neurologista. Elas podem se manifestar de diversas formas, desde compressões agudas e crônicas, como concussões não compressivas da medula espinhal. As lesões compressivas dividem-se em extrusões e protrusões que resultam da degeneração do disco intervertebral.

As extrusões são as doenças do disco intervertebral mais comum nos cães. Manifestam-se, principalmente, em cães condrodistróficos a partir dos dois anos de idade e em algumas raças como o Bulldog Francês podem apresentar-se antes de um ano de idade.

Sintomas das Doenças do disco intervertebral em cães

Os sinais clínicos são agudos e, dependendo do segmento medular comprometido, podem levar a dor, déficits motores e dificuldade de micção. Quando mais graves, podem ainda levar a diminuição da sensibilidade dos membros. Alguns fatores como velocidade da extrusão, tempo de compressão e quantidade de material compressivo influenciam nos sinais clínicos.

Diagnóstico das Doenças do disco intervertebral em cães

O diagnóstico pode ser obtido com utilização de exames de imagem, principalmente com a tomografia e ressonância magnética. O tratamento precoce deve ser instituído e depende da gravidade, duração e recorrência dos sinais clínicos. De modo geral, cães que são capazes de caminhar, podem ser tratados conservativamente com repouso absoluto, anti-inflamatórios, analgésicos e reabilitação com acupuntura e fisioterapia. Já os animais que se apresentam sem caminhar, a cirurgia descompressiva precoce é a melhor opção para uma rápida e definitiva recuperação do paciente.

Dr. Bernardo De Caro Martins é formado em medicina veterinária, e é Mestre e Doutor em Clínica e Cirurgia pela UFMG. Aperfeiçoou-se em Neurologia Veterinária na University of Georgia (EUA) e é professor de neurologia clínica, neurologia felina, neurogeriatria em curso de pós-graduação. O neurologista veterinário faz parte da equipe multidisciplinar do centro de especialidades veterinárias, Centrovet, realizando consultas em neurologia clínica e cirúrgica.

Para agendamento e informações: (31) 2510-6797 | (31) 3324-3362 | WhatsApp: (31) 7581-0062

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.