Doenças neurológicas em Pets: Diagnóstico e Tratamento

Doenças neurológicas em Pets: Diagnóstico e Tratamento

A neurologia é uma subárea pouco praticada e conhecida pelos médicos veterinários, mas que possui alta casuística na clínica veterinária. É um tema que vem ganhando espaço na medicina veterinária brasileira, principalmente pela maior demanda dos tutores para diagnósticos e tratamentos adequados.

Desta forma, identificar corretamente algumas alterações neurológicas passa a ser de suma importância para o médico veterinário. Portanto, o neurologista tem papel fundamental para a sobrevida dos animais, principalmente em emergências neurológicas em que o tratamento precoce pode alterar o curso da doença e evitar disfunções neurológicas permanentes.

As principais doenças neurológicas observadas nos Pets são:

Discopatias (Hérnias de disco)

Geralmente são manifestadas com paresias/plegias (animal arrasta as patas no chão) e dificuldade de micção. O diagnóstico precoce dessa enfermidade pode fazer com que o paciente volte a caminhar e apresentar qualidade de vida.

Epilepsia 

Geralmente manifestadas com tremores generalizados ou focais da musculatura. As causas como neoplasias (tumores), acidentes vasculares encefálicos (derrames) e meningites são frequentes e devem ser identificadas e tratadas precocemente.

Síndrome da disfunção cognitiva (Alzheimer)

Manifestado com andar compulsivo e sem rumo, vocalizações noturnas, diminuição da atividade física, diminuição da interação com outros animais e com tutores. Existem diversas formas de tratar esses pacientes melhoram a qualidade de vida do seu Pet.

Síndromes vestibulares

Animal apresenta incoordenação (desequilíbrios) com inclinação de cabeça e andar em círculos. As causas são diversas como labirintites, otites e até neoplasias (tumores) e acidentes vasculares encefálicos.

Em todos os casos a consulta com o neurologista é crucial para que o diagnóstico e tratamento sejam realizados precocemente e para que o animal se recupere e tenha qualidade de vida.

Cuide bem do seu Pet que ele cuidará bem de você!

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.