Cuidado com o que seu Pet come na Páscoa

Home / Nutrologia Veterinária / Cuidado com o que seu Pet come na Páscoa
Cuidado com o que seu Pet come na Páscoa

Antes de mais nada, ter cuidado com o que seu Pet come na Páscoa e diariamente, é imprescindível para evitar intoxicação alimentar.

Dessa forma; apesar de todos os dias nos depararmos com Pets pedindo algo que os tutores estejam comendo, mesmo sendo comum, nem sempre é possível atendê-los. Ainda mais que alguns alimentos oferecem riscos para a saúde do animal.

Quando o assunto é a alimentação dos cães, alguns dos nossos alimentos preferidos podem ser tóxicos para eles.

Café e Chocolate

Ter cuidado com o que seu Pet come na Páscoa é fundamental, já que a data comemorativa é marcada pelos ovos de páscoa e muito chocolate.

Nos gatos: um relaxante, diurético e estimulante que aumenta o índice cardíaco, estimula o sistema nervoso e causa a perda de fluídos corporais. Vômito, diarreia, tremores e urina frequente, são alguns dos sintomas que essa ingestão causa nos gatos. Uma quantidade maior que 300 g pode ser letal.

Nos cães: Ânsia, vômito, diarreia, sede excessiva, tremores, alteração nos batimentos cardíacos e até mesmo convulsões. Muitos tutores relatam já ter fornecido chocolate para seus cães e não tiveram problema, isso se deve à concentração de teobromina no cacau, quanto maior a % de cacau no chocolate, maior as chances de intoxicação. Mas não se iludam com o chocolate ao leite e o branco, os teores de açúcar simples presentes neles e nos demais doces aumentam consideravelmente os picos de glicose sanguínea dos pets, além de fornecer calorias em excesso que serão estocadas como gordura corporal.

Legumes, vegetais e frutas

Em cães e gatos, as uvas causam sérios riscos à saúde renal. Os tomates podem ser fatais para os felinos. O abacate causa nos cães desarranjos intestinais e nos gatos causa diarreia, vômitos e complicações respiratórias por conta da toxina “persin”.

Alimentos derivados de outros animais

Do mesmo modo; os ossos devem ser evitados para cães e gatos. Quando cozidos podem ferir o trato intestinal ao soltar lascas e quando crus, dependendo do tamanho, podem causar asfixia por engasgos.

Leite de vaca ou de outros animais dependendo da quantidade ingerida, pode causar diarreia osmótica em cães e gatos adultos, isso porque a produção da enzima lactase, que digere a lactose do leite, é reduzida no animal adulto o que dificulta a digestão e absorção deste nutriente.

Conforme a necessidade de cuidar dos peludinhos, listamos alguns alimentos proibidos para a alimentação dos Pets:

Cães
  • Café e chocolate
  • uva
  • abacate
  • macadâmia
  • alho e cebola
  • açúcares e doces em geral
  • restos de alimento humano
Gatos
  • Ração de Cachorro
  • Comidas e bebidas de humanos
  • Tomates
  • Abacate
  • Cebolas e alho
  • Uvas e uvas passas
  • Chocolate e cafeína

Além disso, cães não devem se alimentar da ração do gato, pois o consumo desbalanceado de nutrientes pode levar a problemas de obesidade; Gatos NÃO PODEM comer ração de cão, pois são carnívoros restritos: possuem alta necessidade protéica comparado aos cães, e necessitam de nutrientes essenciais como Taurina, ácido araquidônico e vitamina A vindas exclusivamente de ingredientes de origem animal na dieta, fontes reduzidas nas rações comuns comercializadas para cães adultos.

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.