Benefícios da odontologia veterinária para os Pets

Home / Odontologia Veterinária / Benefícios da odontologia veterinária para os Pets
Benefícios da odontologia veterinária para os Pets

Dor de dente dói para cachorro e a odontologia veterinária vem para tratar as afecções dentárias, aliviando o sofrimento e dor, promovendo benefícios para a saúde oral e sistêmica dos Pets de companhia.

Os procedimentos realizados pelo dentista veterinário são diversos; como o tratamento da Doença Periodontal,  tratamento de canal para dentes quebrados, odontopediatria para a persistência de dentes de leite, colocação implantes dentários, próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, terapias para o câncer oral e outros, evitando-se assim problemas graves de saúde.

Você sabia que a doença periodontal está presente em 80% dos Pets? A inflamação da boca e contaminação dos dentes , levam a perda dentária e podem afetar órgãos vitais como coração, rins, pulmões e fígado, através da contaminação pela corrente sanguínea. Por isso, se seu melhor amigo possui mau hálito e tártaro, procure os cuidados odontológicos de um especialista.

A melhor maneira de se manter a saúde oral dos cães e gatos é caprichar na prevenção! O Homecare se baseia na higienização dos dentes através da escovação dental diária , associada a petiscos e produtos odontológicos indicados pelo dentista veterinário. Cada família deve ser orientada para escolher os melhores métodos de prevenção em casa, tornando este momento agradável para seu cão e gato.

Para entender melhor esta doença tão importante nos animais de companhia seguem algumas explicações do seu desenvolvimento e dicas de cuidados:

“Se seu Pet não realiza higienização oral diária, a placa bacteriana é formada entre 24 a 48 horas e progressivamente a periodontite é instalada.Fatores como a imunidade baixa, raça, genética e proporção dente/boca, também podem influenciar e predispor a esta doença. Ela é causada por bactérias e possui caráter inflamatório, se manifestando pela ausência de escovação. ”

Qual escova devo usar? E se o Pet não aceitar a escovação?

Existem escovas específicas para gatos ou cães, os cabos são mais longos, e por vezes curvos , as cabeças devem ser pequenas e as cerdas macias. Para acompanhar, o creme dental veterinário é diferente dos humanos, sem flúor e detergentes, podendo ser engolidos sem causar danos como intoxicação ou gastrite. Além disso, possuem sabor palatáveis como carne e menta.

O momento deve ser agradável, gerando uma boa memória, de forma que se promova um condicionamento e aceitação da higiene oral.

A frequência ideal de escovação é diária e preferencialmente no período da noite, no mínimo 3 vezes por semana. Caso o Pet não permita a escovação, escolha outros métodos como petiscos, chews e produtos especializados para limpar os dentes. Mas nunca se esqueça do acompanhamento anual e se necessário trimestral como o médico veterinário.

O fato é que cuidar dos dentes dos animais deve ter início na infância para evitar problemas no futuro.

Apesar de apresentar alterações orais, os animais não demonstram a dor com facilidade como os humanos; por isso ficar atento a algumas situações é essencial.

O tutor deve procurar o especialista caso os seguintes sintomas na boca sejam notados:
  • caroços
  • aumento de volume oral
  • dificuldade para apreender ou mastigar a comida
  • sangramento da gengiva
  • Placa bacteriana e tártaro
  • Esfregar a pata no focinho
  • Agressividade
  • salivação
  • mudança de comportamento
  • Prostração
  • aumento da gengiva entre os dentes
  • Alteração no tipo de mordida
  • Mau hálito, um dos mais importantes!

A necessidade de consultar um odontologista veterinário é de extrema importância, com o intuito de prevenção e tratamento. Aliás, o especialista possui os equipamentos Diagnósticos e terapêuticos essenciais como raio-x intra-oral, equipo odontológico, lupas, fotopolimerizadores, aparelhos de laserterapia, e instrumentos específicos para extrair, realizar cirurgias. Além disso é essencial a utilização da anestesia geral por um especialista, proporcionando conforto, segurança e tranquilidade no tratamento. Seu Pet merece atenção e cuidado!

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.