Dor de dente dói para cachorro e a odontologia veterinária vem para tratar as afecções dentárias, aliviando o sofrimento e dor, promovendo benefícios para a saúde oral e sistêmica dos Pets de companhia.
Os procedimentos realizados pelo dentista veterinário são diversos; como o tratamento da Doença Periodontal, tratamento de canal para dentes quebrados, odontopediatria para a persistência de dentes de leite, colocação implantes dentários, próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, terapias para o câncer oral e outros, evitando-se assim problemas graves de saúde.
Você sabia que a doença periodontal está presente em 80% dos Pets? A inflamação da boca e contaminação dos dentes , levam a perda dentária e podem afetar órgãos vitais como coração, rins, pulmões e fígado, através da contaminação pela corrente sanguínea. Por isso, se seu melhor amigo possui mau hálito e tártaro, procure os cuidados odontológicos de um especialista.
A melhor maneira de se manter a saúde oral dos cães e gatos é caprichar na prevenção! O Homecare se baseia na higienização dos dentes através da escovação dental diária , associada a petiscos e produtos odontológicos indicados pelo dentista veterinário. Cada família deve ser orientada para escolher os melhores métodos de prevenção em casa, tornando este momento agradável para seu cão e gato.
Para entender melhor esta doença tão importante nos animais de companhia seguem algumas explicações do seu desenvolvimento e dicas de cuidados:
“Se seu Pet não realiza higienização oral diária, a placa bacteriana é formada entre 24 a 48 horas e progressivamente a periodontite é instalada.Fatores como a imunidade baixa, raça, genética e proporção dente/boca, também podem influenciar e predispor a esta doença. Ela é causada por bactérias e possui caráter inflamatório, se manifestando pela ausência de escovação. ”
Qual escova devo usar? E se o Pet não aceitar a escovação?
Existem escovas específicas para gatos ou cães, os cabos são mais longos, e por vezes curvos , as cabeças devem ser pequenas e as cerdas macias. Para acompanhar, o creme dental veterinário é diferente dos humanos, sem flúor e detergentes, podendo ser engolidos sem causar danos como intoxicação ou gastrite. Além disso, possuem sabor palatáveis como carne e menta.
O momento deve ser agradável, gerando uma boa memória, de forma que se promova um condicionamento e aceitação da higiene oral.
A frequência ideal de escovação é diária e preferencialmente no período da noite, no mínimo 3 vezes por semana. Caso o Pet não permita a escovação, escolha outros métodos como petiscos, chews e produtos especializados para limpar os dentes. Mas nunca se esqueça do acompanhamento anual e se necessário trimestral como o médico veterinário.
O fato é que cuidar dos dentes dos animais deve ter início na infância para evitar problemas no futuro.
Apesar de apresentar alterações orais, os animais não demonstram a dor com facilidade como os humanos; por isso ficar atento a algumas situações é essencial.
O tutor deve procurar o especialista caso os seguintes sintomas na boca sejam notados:
- caroços
- aumento de volume oral
- dificuldade para apreender ou mastigar a comida
- sangramento da gengiva
- Placa bacteriana e tártaro
- Esfregar a pata no focinho
- Agressividade
- salivação
- mudança de comportamento
- Prostração
- aumento da gengiva entre os dentes
- Alteração no tipo de mordida
- Mau hálito, um dos mais importantes!
A necessidade de consultar um odontologista veterinário é de extrema importância, com o intuito de prevenção e tratamento. Aliás, o especialista possui os equipamentos Diagnósticos e terapêuticos essenciais como raio-x intra-oral, equipo odontológico, lupas, fotopolimerizadores, aparelhos de laserterapia, e instrumentos específicos para extrair, realizar cirurgias. Além disso é essencial a utilização da anestesia geral por um especialista, proporcionando conforto, segurança e tranquilidade no tratamento. Seu Pet merece atenção e cuidado!
Deixar uma resposta