Cães e gatos trocam os dentes?

Cães e gatos trocam os dentes?

Os peludinhos também possuem fada dos dentes. Não só os humanos, como também, cães e gatos trocam os dentes quando filhotes.

Cães e gatos substituem os dentes decíduos (finos e pontiagudos ) por permanentes (maiores e brilhantes ) entre o quarto e sétimo meses de idade. Por isso, é possível encontrar algum dentinho de leite espalhado em casa,apesar deles serem engolidos com alimentos, dificultando identificar a troca da dentição decídua.

Em síntese, conheça mais sobre a dentição dos Pets :
  • Cães: 28 dentes decíduos e 42 dentes permanentes
  • Felinos: 26 dentes decíduos e 30 permanentes

Em alguns Pets é comum acontecer a persistência da dentição decídua. Neste caso, observa-se a dentição dupla, quando dentes de leite e permanente ocupam o mesmo espaço no alvéolo dentário, resultando em má oclusão e doença periodontal precoce. As consequências são dores , inflamação, tártaro , mau hálito e traumas oclusais com lesões em tecidos moles. Essas alterações e o desvio de mordedura podem ser corrigidos com a extração dos dente decíduos.

Sobre a higienização:

Com a finalidade de manter os cães sempre limpos, o banho e tosa se faz, com toda a certeza, necessário. O que acontece é que os tutores esquecem que a dentição do pet também faz parte dessa higienização.

Os cuidados com a saúde oral pode ser benéfica a ponto de evitar problemas graves.

Para exemplificar, as doenças periodontais são causadas por bactérias e inflamações causadas pela falta de escovação. Em consequência, 24 horas é tempo o suficiente para que apareçam tártaros.

Fatores como imunidade baixa, também podem influenciar e prejudicar a dentição do animal. Gengivite, podem cair na corrente sanguínea e afetar órgãos afetar órgãos vitais como coração, rins, pulmões e fígado.

O fato é que cuidar do dente dos animais, tanto gato, como cães, deve ter início na infância para evitar problemas no futuro.

Portanto, cães e gatos trocam os dentes; e os cuidados orais devem começar na infância através da prevenção e acompanhamento ao dentista veterinário.

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.