Não dê ossos para seus pets

Não dê ossos para seus pets

Uma das crenças mais disseminadas entre os tutores aqui no país é a que os animais saudáveis, principalmente os cães, precisam morder ossos para “limpar os dentes”. Mas isso não passa de um mito. À primeira vista, cães e gatos podem até se distrair ou se divertir com o objeto, no entanto, ossos trazem muito mais riscos à saúde do que benefícios aos pets, a começar pelos dentes.

Definitivamente, ossos, cascos, chifres, pedras de gelo e objetos semelhantes não são adequados para a mastigação dos pets. Eles podem causar fraturas dentárias que, quando não tratadas, provocam sensibilidade (dor de dente por exposição de túbulos dentinários ) ou inflamação e morte da polpa dentária (morte do dente).

Outro risco para a saúde do animal ocorre quando esse osso se quebra com a mordida, formando lascas pontiagudas, principalmente no caso de ossos de frango. Essas pontas podem ferir tanto a boca do bichinho quanto, caso sejam engolidos, algum órgão do sistema digestivo, o que pode desencadear complicações graves. Caso sejam engolidos por inteiro, eles podem provocar ainda obstrução gastrointestinal e constipação.

O melhor para a saúde bucal é a escovação diária dos dentes do seu pet. Há também fios dentais específicos para animais – que nada têm a ver com o artigo para humanos – que também auxiliam na limpeza do dente e da gengiva.

Se seu animal gosta de passar o dia mordendo algo, saiba que há opções de brinquedos e petiscos em lojas especializadas que não causam risco à saúde oral do seu pet e até ajudam na limpeza dos dentes. O importante é o tutor ficar atento em algumas características: os objetos devem ser flexíveis, não muito duros e capazes de gerar uma impressão com a unha. Fique de olho na procedência do artigo, pois alguns objetos, mesmo que macios, podem soltar tinta, provocando o risco de intoxicação.

Tomando esses cuidados e evitando os ossos naturais, você pode deixar o bichinho se divertir à vontade mordendo algo macio e gostoso.

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.