Cães e gatos enxergam cores?

Cães e gatos enxergam cores?

Existem várias teses sobre como os cães e gatos enxergam o mundo em cores. Em virtude de solucionar uma dessas questões vamos esclarecer sobre a visão dos Pets.

Assim como os humanos, cães e gatos enxergam cores. Entretanto existem desvantagens na visão dos Pets. Apesar de enxergar em cores que estão entre o comprimento de onda violeta e o de onda verde, não percebem o vermelho, pois não possuem células que captam o comprimento de onda específico da cor vermelha como os humanos. Diríamos que os cães são daltônicos, para exemplificar onde é vermelho eles vêem cinza.

Em resumo, os Pets visualizam uma menor variedade de cores em comparação com a visão dos humanos. Devido a quantidade e o tipo de células que captam os comprimentos de onda nos olhos dos Pets, reduzindo a quantidade de espectros que podem ser identificados.

A visão noturna pode detectar facilmente tons de cinza e movimentos; na penumbra a percepção de luz é mais aguçada que as dos humanos, possivelmente herança dos antepassados dos cães, antes caçadores noturnos. Há uma região que se encontra atrás da retina (Tapetum Lucidum) que reflete a luz e faz com que esta passe por uma segunda vez na retina , aumentando com isso a captação luminosa.

Os gatos distinguem o vermelho, o azul e o verde; Além de ter uma visão privilegiada à noite, devido a isso o hábito de caçar noturno.

Então os cães assistem televisão?

Não faz sentido assistir televisão, devido a velocidade de tempo que as imagens aparecem. Geralmente conseguem captar 24 imagens por segundo e os programas de televisão exibem 70 ou 80 imagens por segundo. Transformando um filme normal em um stop motion, com cortes em cada cena,  resolvemos o problema das TVs digitais que rodam a uma velocidade mais alta, deixando a visão mais parecida com a nossa, além de existir canais feito para cães.

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.