Como encarar o diagnóstico de câncer em meu pet?

Home / Oncologia Veterinária / Como encarar o diagnóstico de câncer em meu pet?
Como encarar o diagnóstico de câncer em meu pet?

O câncer em pets ocorre devido a uma predisposição genética. Está associada ao envelhecimento celular e ao sistema imunológico. Além do acúmulo de mutações que ocorrem ao longo da vida do animal. 

É uma doença multifatorial. Geralmente atinge animais de meia idade em diante. Alguns fatores ambientais também podem contribuir, como convivência com fumantes, exposição ao sol etc.

A partir dos 6 anos de idade, iniciamos a prevenção contra essa doença. Visto que os sintomas podem ser silenciosos. Portanto o diagnóstico precoce é de extrema importância. Uma vez que pode proporcionar a cura, em diversos casos.

O tratamento na oncologia veterinária inclui cirurgia, quimioterapia, eletroquimioterapia e os cuidados paliativos. Como também, para auxiliar na qualidade de vida do paciente, utiliza-se recursos como a ozonioterapia, homeopatia, medicina chinesa, medicina antroposófica, acupuntura e o controle de dor.

O animal portador de um tumor maligno, não tem o fator emocional que tanto pode agravar a evolução da doença.

Além disso, as respostas aos efeitos colaterais, costumam ser mais brandas do que vemos em humanos, sendo bem tolerantes na maioria dos casos.

O câncer é uma doença crônica e o papel do especialista é estar ao lado do proprietário e principalmente do pet, para oferecer tratamentos de ponta, qualidade técnica, ambiente confortável visando sempre a qualidade de vida dos pacientes.

Lembre-se!

Existem formas de prevenção da doença e para obter informações ou se notar o mínimo de sintoma procure o especialista para um check-up.

O desafio para a oncologia veterinária é que o câncer seja diagnosticado para proporcionar o melhor recurso terapêutico. Seu Pet agradece!

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.