Eletroquimioterapia em Cães e Gatos

Eletroquimioterapia em Cães e Gatos

A eletroquimioterapia é uma modalidade de tratamento oncológico para controle de doenças locais. Consiste na aplicação de pulsos elétricos (eletroporação) que formam poros na membrana celular da célula tumoral, facilitando a penetração do quimioterápico e potencializando em milhares de vezes sua ação na morte tumoral.

Vários quimioterápicos foram testados in vitro quanto ao potencial de penetração na célula, com a eletroporação, sendo que os mais efetivos foram a bleomicina e a cisplatina. A toxicidade da bleomicina que é a droga mais utilizada, depende do tempo e da concentração utilizados no momento do procedimento.

Tem sido utilizada como tratamento único ou associada a outras modalidades em cães e gatos, e em outras espécies. Tem como vantagens, não causar efeitos colaterais sistêmicos, não causar mutilação importante e alta efetividade.

Pode ser utilizada para reduzir tumores muito volumosos (citorredução), ou para a obtenção de margens cirúrgicas, em pós operatórios.

As principais indicações seriam os carcinomas espinocelulares e sarcomas de aplicação em gatos, e em cães: melanomas de cavidade oral, mastocitomas, hemangiopericitomas, carcinomas hepatóides, dentre outros.

O número de sessões varia em cada tipo de tumor, e está relacionado ao tamanho das lesões e na resposta de cada paciente, assim como o objetivo de cada tratamento. Tumores menores, possuem melhores resultados e os de maior volume geralmente carecem de um número maior de sessões.

O procedimento de eletroquimioterapia vem trazendo excelentes resultados na oncologia veterinária. Vários trabalhos na literatura mostram sua eficácia em diversos tipos de neoplasias, trazendo cura em alguns casos, ou aumento do tempo livre de doença.

A Dra Mariana Cavalcanti foi a primeira oncologista de Belo Horizonte e realizar a técnica em Minas Gerais. Apresentada a técnica pelo Dr. Carlos Brunner e treinada pelo mesmo vem realizando o procedimento desde 2014, em parceria com o Dr. Brunner, um dos pioneiros da técnica no Brasil. Utiliza o aparelho desenvolvido por ele, e vem obtendo excelentes resultados em sua rotina, na oncologia veterinária. 

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.