A importância dos exames de imagem no estadiamento clínico dos tumores

A importância dos exames de imagem no estadiamento clínico dos tumores

Os exames de imagem são de grande importância para o oncologista veterinário, no diagnóstico e estadiamento do tumor, na observação de possíveis comorbidades, e inclusive no acompanhamento do paciente, no que se refere a resposta terapêutica ou recidiva da doença.

A radiografia é um exame barato, rápido e de fácil realização.  É o exame de escolha para a detecção de tumores primários em pulmão, metástases pulmonares, além de tumores ósseos tanto primários quanto metastáticos. No caso do raio-x de tórax, recomenda-se a realização do exame em mais de uma posição, geralmente latero-lateral (LL) e ventro-dorsal (VD), para uma boa observação de toda a região torácica, já que alguns nódulos podem ser vistos em uma posição, mas não em outra, pela sobreposição dos tecidos.

O ultrassom abdominal é indicado para o diagnóstico de tumores de tecidos moles que não aparecem de forma adequada em uma radiografia. O ultrassom também pode distinguir cistos repletos de líquido de tumores sólidos, já que produzem diferentes padrões de eco e sendo assim, imagens características em cada caso. Durante o  tratamento do animal com câncer, o ultrassom é realizado periodicamente, de acordo com o acompanhamento da quimioterapia, não só para avaliar resposta, mas também para localizar possíveis efeitos colaterais em alguns órgãos e até para verificar a possível recidiva da doença (quando o tumor volta a aparecer, durante ou após o tratamento).

Chamamos de estadiamento clínico, a abordagem do grau de extensão de um tumor maligno (câncer), naquele paciente. Para sua realização, abordamos o tamanho do tumor, a presença de invasão tumoral em linfonodos regionais e a presença de metástases à distância (pulmão e órgãos abdominais) Os exames de imagem são extremamente importantes para a realização deste estadiamento, para a avaliação dos linfonodos e órgãos distantes do tumor primário (pulmão, fígado, baço, etc) não só no ponto de partida como também durante o tratamento oncológico.  .  

Após a alta do paciente, os exames são requeridos para o acompanhamento da doença, em períodos estabelecidos pelo oncologista (30, 60, 90 dias, em seguida a cada 6 meses e finalmente, anualmente), com o objetivo de avaliar a estabilidade do quadro ou possíves complicações.

Em pacientes saudáveis, a partir de 6 anos de idade, recomendamos a realização o raio x de tórax e do ultrassom abdominal, anualmente, para a detecção precoce do câncer, especialmente em raças predispostas, como boxer, Golden retrivier, Labrador, dentre outras.

O Centrovet conta com um Centro de Imagem próprio, com aparelhos de raio x digital e ultrassom abdominal de alta tecnologia, com uma equipe exclusiva, especializada e permanente em nosso estabelecimento. Os exames são liberados com laudos detalhados, no mesmo dia, pelas veterinárias responsáveis, que estão na clínica de 9h às 18hs, para maior comodidade do nosso cliente e conforto dos pacientes.

Para agendamentos e informações:
☎️ (31) 2510-6797 | (31) 3324-3362
📱WhatsApp: (31) 7581-0062
📍Rua Raul Mendes, 42 – Floresta
🚗Estacionamento próprio e gratuito para clientes.

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.