[cmsmasters_row][cmsmasters_column data_width=”1/1″][cmsmasters_text]
O checkup é uma forma de prevenir e detectar precocemente doenças. Também colabora para que o pet não tenha medo durante as consultas na clínica e se acostume em dividir o espaço com outros animais. Pets a partir de 10 anos necessitam de cuidados com maior frequência.
Gatos e cães necessitam de cuidados especiais, entre eles, o mais importante é o checkup. Realizar avaliações do seu pet previne doenças e colabora para um melhor resultado nos tratamentos, quando surge uma enfermidade.
Na infância, é importante que gatos e cães realizem uma consulta pediátrica, para exame clínico e também com objetivo de  descartar a existência de doenças congênitas. Recebem orientações sobre vacinas, vermifugação, ambiente e alimentação. Gatos ao serem adotados, devem sempre ser testados para doenças infecciosas comuns de felinos: FIV e FeLV.
As visitas de gatos e cães ao veterinário para consultas devem ser anuais, com exames clínicos e laboratoriais, quando necessário. Um diagnóstico precoce pode ser essencial  para o sucesso do tratamento!
Na avaliação, os veterinários analisam minuciosamente todos os sentidos do pet. Com um estetoscópio, ouve-se os batimentos do coração e é analisada a frequência respiratória. O especialista confere existência de nódulos, sinais de dor ou inflamação, examina toda a pele, pêlo e o abdome. Caso seja detectada alguma doença, o tutor receberá orientações sobre o tratamento.
A visita ao veterinário pode ser um momento de estresse para seu pet, e para acompanhá-lo o tutor deve estar calmo, conversando tranquilamente. Ao levá-lo ao atendimento é necessário utilizar uma caixa transportadora se for felino. O uso de toalha da casa na caixinha, feromônios sintéticos e o som de músicas clássicas podem ajudar a tornar essa experiência mais tranquila. Em cães, é importante o uso de coleira. Segurança sempre em primeiro lugar!
[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.